-
Arquitetos: Daniel Fromer
- Área: 460 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Evelyn Müller
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa projetada por Daniel Fromer destaca-se pela reverência pelo entorno, em meio à vegetação nativa à beira mar. Com um portfólio de projetos que conectam técnicas artesanais muitas vezes pouco conhecidas a soluções racionais e simples, o arquiteto recebeu a encomenda de criar um local para abrigar uma família que chega a sua terceira geração rodeada de amigos. Conjugar momentos em grupo e privacidade era um dos desafios iniciais do projeto, previsto para ocupar uma área de preservação ambiental e desova de tartarugas. Assim, em torno da casa maior, Fromer ergueu três unidades independentes e um cômodo para a estada de caseiros e demais funcionários. Na construção central, todos podem se encontrar para as refeições feitas junto da enorme mesa de madeira e na generosa varanda em frente a piscina. "Tem-se convivência, mas também privacidade para os familiares e convidados", explica o arquiteto.
Além do respeito á arquitetura local, o emprego de taubilhas na cobertura favorece a circulação de ar minimizando a necessidade de as condicionado. Ao mesmo tempo, bloqueia completamente a entrada da chuva. Madeira reciclada (peroba e ipê) compõe a maior parte da matéria-prima usada na obra: os degraus e o fechamento são de peroba; o deque, de ipê - ambos de demolição. As poucas peças não recicladas têm certificação de sustentabilidade, caso das esquadrias das portas de correr, desenhadas pelo arquiteto.
As grandes aberturas permitem que a casa permaneça completamente aberta e fechada - e sem perder nada das paisagens idílicas da praia baiana. Para o projeto luminotécnico, o arquiteto convidou Ricardo Heder, que seguiu à risca proposta da casa ter pouquíssima interferência no entorno.